VIDEOS

Relação entre o exercício físico e a depressão

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section” width_unit=”off” fullwidth=”on” specialty=”off” _builder_version=”3.9″ next_background_color=”#000000″ custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_last_edited=”on|desktop”][et_pb_fullwidth_header title=”ARTIGOS” scroll_down_icon=”” background_color=”#3d4b59″ _builder_version=”3.9″ background_image=”http://egoclinic.pt/PT/wp-content/uploads/2018/06/tild3636-6265-4163-b562-616631623338__fonemma.png” /][et_pb_fullwidth_post_title _builder_version=”3.9″ featured_image=”off” categories=”off” comments=”off” /][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″ prev_background_color=”#000000″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.9″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]

No dia de hoje, após uma aula de Treino Personalizado, em conversa com o aluno, que é Médico Psiquiatra, falávamos sobre o papel do exercício físico na depressão e nas variáveis cardiometabólicas associadas a essa prática.

Interessante, perceber que cada vez mais, a classe médica tem uma visão extraordinária da acção do exercício físico na relação com a depressão, ou seja, é evidente que o exercício físico devidamente planeado, estruturado e com bases de dose-resposta parecem ser um pilar na promoção da saúde mental.

Cientificidade:
O objectivo deste estudo (Vasconcelos-Raposo, Fernandes, Mano & Martins, 2009) foi conhecer a relação entre o exercício físico, a depressão e o índice de massa corporal (IMC).

A amostra do estudo foi constituída por 175 participantes (43 do sexo masculino e 132 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 18 e 27 anos.

Os resultados apontam para um correlação negativa entre o exercício físico e a depressão, com significância estatística.

O grupo que não atinge a prática de exercício físico recomendado apresenta valores médios de depressão superiores.

Em conclusão, este estudo permitiu confirmar estudos prévios que evidenciaram os efeitos positivos do exercício físico sobre a depressão.

Mário Sá
–  Doutorando em Actividade Física e Saúde
–  Mestre em Exercício, Nutrição e Saúde
–  Licenciado em Educação Física e Desporto

Referência Bibliográfica:

  • Vasconcelos-Raposo, J., Fernandes, H. M., Mano, M., Martins, E. (2009). Relação entre exercício físico, depressão e índice de massa corporal. Motricidade, v5(n1), 21-32.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Shopping Basket